Revista ECO•21

Av. N. Sra. Copacabana 2 - Gr. 301 - Rio de Janeiro - RJ
CEP 22010-122 - Tels.: (21) 2275-1490

 


. Edição em PDF Eco_21_Video
Edição 78
O Olhar Brasil de Araquém Alcântara
Marilu G. do Amaral
Jornalista
 
Quantos mundos existem dentro do Brasil? Quantos olhares diferentes são necessários para decifrar fotograficamente este País? Para a editora Metalivros (www.metalivros.com.br), a resposta foi dada por meio da série Olhar Brasil, que traduz o Brasil através dos “olhares” particulares de alguns dos maiores nomes da fotografia contemporânea. A série começou com Paisagem Brasileira de Araquém Alcântara.
O livro leva a conhecer a riqueza e a variedade das paisagens do Brasil, por meio de mais de 200 imagens rigorosamente selecionadas do vasto acervo do fotógrafo, composto por mais de 500.000 imagens; uma documentação da natureza construída em 30 anos de carreira. Neste livro, todos os ecossistemas brasileiros estão representados, formando um panorama paisagístico consistente pleno de beleza.
Araquém Alcântara retornou ao início de sua carreira, como repórter, e redigiu o texto do livro, resumindo sua vivência e técnica fotográfica. Assume assim, pela primeira vez, um papel autoral duplo, de fotógrafo e escritor. O resultado não poderia ser mais gratificante. Esta obra apresenta as principais tipologias ecopaisagísticas brasileiras divididas entre as cinco regiões do país. Ronaldo Graça Couto, diretor da Metalivros, enfatiza a preciosa colaboração do professor catedrático Aziz Ab’Sáber na elaboração das legendas.
Para o editor, a plasticidade das formas obtidas pelo olhar singular do fotógrafo sobre a natureza contribui imensamente com a conformação de um imaginário brasileiro de auto-estima, que expressa os valores culturais de nossa mais profunda identidade. “Dar vida em forma de livro a essas imagens e divulgá-las entre o público brasileiro e mundial eleva e consolida indubitavelmente a trama simbólica e multidisciplinar que percorre as paisagens e os valores culturais brasileiros. É como se eu fosse um anjo, com o privilégio de viver num eterno santuário, onde o equilíbrio entre a natureza, os animais e os nativos, fosse eternamente perfeito”, acrescenta ele. Paisagem Brasileira, é o registro definitivo dos mais belos santuários ecológicos da nossa terra. É assim que Araquém Alcântara se sente, principalmente quando está dentro de nossas imensas e densas florestas.
O fotógrafo também alerta sobre a devastação acentuada e progressiva de nossas paisagens: “Em minhas andanças por este imenso país, por mais de 30 anos, aprendi muito com os personagens que passaram por minha vida e, por meu olhar, compreendi que meu ofício poderia transformar-se numa poderosa arma, uma forma concreta de lutar contra a devastação ambiental, de demonstrar solidariedade social e espalhar júbilo, reflexão e saber”.

Sobre o autor

Araquém Alcântara, 52 anos, é um dos mais importantes fotógrafos da natureza da atualidade. Desde 1985, dedica-se integralmente a documentação e a proteção da natureza brasileira. Em sua vasta produção constam 14 livros sobre temas ambientais, 17 livros em co-autoria, 3 prêmios internacionais, 32 prêmios nacionais, 53 exposições individuais, 18 coletivas, inúmeros ensaios e reportagens para jornais e revistas nacionais e estrangeiras.
Em Dezembro de 1997 realizou a sua mais importante exposição individual no exterior, Terra Brasil, na Canning House Gallery, em Londres, com 50 imagens dos parques nacionais. A mostra foi inaugurada pelo então Presidente Fernando Henrique Cardoso.
Nos anos de 1998 e 2001, ganhou o Prêmio Abril de Jornalismo com reportagens sobre a Amazônia. Em 2001, ganhou o Prêmio Von Martius. Foi escolhido pelo The British Museum para produzir a capa do livro Unknown Amazon, que acompanhou uma grande exposição etnográfica sobre a Amazônia. Neste mesmo ano, foi convidado pelo Itamaraty para realizar a exposição Mudanças Climáticas, no Memorial da América Latina, em São Paulo, e, também como convidado do MMA realizou a exposição Parques Nacionais do Brasil, no Jardim Botânico do Rio de Janeiro.
É o primeiro fotógrafo brasileiro a produzir uma edição especial para a National Geographic Society, Bichos do Brasil. Atualmente, o fotografo dedica-se à produção de dois novos livros: Pantanal e Amazônia, a Floresta do Mundo. Priorizando a fotografia como expressão plástica, Araquém Alcântara vem há três décadas compondo um precioso acervo em defesa do patrimônio natural e dos valores culturais do Brasil.








Archipiélago



IPEMA

© Tricontinental Editora